Feiras de Ciências

Você já apresentou seu projeto em algum evento científico? A experiência de participar de uma feira de ciências pode ser muito intensa e envolve uma série de desafios, que vão desde a formulação do projeto até a dificuldade encontrada pelos estudantes para conseguir recursos para o custeio da viagem. Apesar de todos os desafios, as feiras de ciências constituem-se em recursos riquíssimos para divulgação de ciência. Quem já participou não esquece!

Conheça as principais feiras realizadas no Brasil e no exterior

FEBRACE

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia. Desenvolvemos o ano todo ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo em nosso país.

Conheça a FEBRACE pelo site: WWW.FEBRACE.ORG.BR

MOSTRATEC

Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.  

 Conheça a MOSTRATEC pelo site:  WWW.MOSTRATEC.COM.BR  

FICIÊNCIAS

A Feira de Inovação das Ciências e Engenharias – FICIENCIAS é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras com intuito de contribuir com a evolução no mundo das ciências. Visa ainda promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentais do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento e premiar os melhores trabalhos de pesquisas. Também é um local de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores de Ensino Fundamental Médio e Universitário.

Conheça a FICIÊNCIAS pelo site:  WWW.FICIENCIAS.ORG

CIÊNCIA JOVEM

A FEBIC é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras na forma de projetos científicos, onde possam experimentar o fazer ciências. Além de ser um ambiente de integração e troca de experiências entre estudantes e professores, a feira também se dispõe a ser uma ferramenta de promoção da cultura científica, da experimentação, da disseminação e da popularização do conhecimento, instigando a criatividade, a inovação e o uso de novas tecnologias.

Conheça a FEBIC pelo site www.febic.com.br

GENIUS OLYMPIAD

A Genius Olympiad é uma competição de projetos desenvolvidos no ensino médio sobre as questões ambientais. O evento é organizado pela universidade estadual de Nova York localizada na cidade de Oswego (Estado de Nova York) e pela Terra Science and Education Fundation. 

Conheça a GENIUS OLYMPIAD pelo site:  WWW.GENIUSOLYMPIAD.ORG

MOCINN

O Movimento Científico Norte Nordeste, foi criado em 2009 por professores que sentiram a necessidade de se ter uma feira itinerante entre os estados do Norte e do Nordeste.  Para que se pudesse criar um núcleo de interação regional e nacional entre estudantes e pesquisadores que desenvolvem projetos de investigação científica nas regiões norte e nordeste do país, tendo por vista o fortalecimento científico destas regiões e um intercâmbio de conhecimentos entre todo o Brasil.

Conheça a MOCINN pelo site:  WWW.MOCINN.COM

INTEL ISEF

A Internacional Science and Engineering Fair realizada pela Intel (Intel ISEF), é a maior competição científica internacional pré-universitária do mundo. Consiste de um fórum anual para mais de 1.700 estudantes do ensino médio de mais de 70 países, regiões e territórios para apresentar seus projetos de pesquisa e competir por cerca de cinco milhões de dólares em prêmios.  A Intel ISEF reúne os principais jovens cientistas do mundo, mostrando os seus talentos em um cenário internacional, onde são avaliados por doutores e pós-doutores em 14 áreas distintas do conhecimento.

Conheça a INTEL ISEF pelo site: WWW.STUDENT.SOCIETYFORSCIENCE.ORG