Métodos alternativos para aliviar o estresse

Resumo: É no sistema límbico que tem início a função psíquica de avaliação da situação, dos fatos e eventos vividos. O estresse é um termo que compreende um conjunto de reações fisiológicas, as quais, quando exageradas em intensidade e duração podem levar o organismo ao desequilíbrio. Os primeiros experimentos em relação ao estresse foram feitos no século 19, com animais que eram submetidos a várias situações agressivas, e correspondiam de forma regular e específica. No começo, o estresse era representado como Síndrome Geral de Adaptação, a qual comportava três fases sucessivas: alarme, resistência e esgotamento. Temos uma sensibilidade dentro de nós que explica porque avaliamos desta ou daquela forma as situações tidas como desafiadoras, enfrentando-as ou não, reagindo a elas de maneiras particulares e pessoais, assim que elas exerçam maior ou menor repercussão sobre o organismo. O objetivo deste projeto é identificar o motivo do estresse em crianças e adolescentes em idade escolar, a fim de elaborar métodos para reduzi-lo. Para isso, como primeira etapa, um questionário foi aplicado nos alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental I do Colégio Interativa. Na segunda etapa, para avaliação, foram realizados três passos: no primeiro foi feito placas com emojis de diferentes sentimentos, segundo um jogo estressante foi selecionado e ao final fazer a montagem da play box. Verificou-se que o grupo que só fez o jogo se estressou, mostrando as placas de bravo e irritado e os que mexeram na caixa mostraram as placas de aliviado e feliz.
Palavras-chave: Estresse.
, Ansiedade.
, Adolescentes.
, Psicológico.

Estudante (s) pesquisador (es)

Ana Júlia Barbosa de Lima
Isadora Lika Ohara Armelin
Série: 8º ano

Orientadores(as)

Maria Fernanda da Costa Xavier